Geralmente a criança de 2 anos já está preparada para a retirada gradual das fraldas. Vale sempre lembrar que cada criança tem seu desenvolvimento e seu tempo para aquisição de habilidades. Não deve haver pressa nesse processo.
O primeiro sinal de que essa fase está começando é quando a criança começa a pedir ou avisar que está fazendo xixi ou cocô. Nesse momento é muito importante que ela esteja sempre com roupas confortáveis e fáceis de serem removidas e que o acesso ao penico ou banheiro seja adequado.
Aos poucos essa fase vai evoluindo, a criança já fica familiarizada com a “sensação” e com o que acontece depois. A partir daí é possível tentar deixá-la sem fralda durante os períodos em que está mais acordada. Tenha paciência. Haverá dias em que isso será mais fácil e outros em que será mais difícil.
Quando a criança passar grande parte do dia seca, a fralda poderá ser retirada. A fralda noturna demora um pouco mais para ser retirada. Comece a pensar nisso quando a criança acordar seca vários dias da semana.
O fato de a criança ficar um tempo maior sentada no vaso sanitário ou no penico sem fazer nada é normal, faz parte do treinamento esfincteriano.
Você pode experimentar a seguinte rotina:
Semana 1 – leve a criança ao banheiro de 2 em 2 horas para que ela faça xixi. Faça o mesmo nos horários nos quais ela está acostumada a fazer cocô. Limpe-a e vista a roupinha dela como normalmente faz.
Semana 2 – repita o mesmo procedimento da semana 1, mas deixe o pequeno sozinho no banheiro. Peça que chame quando terminar para que possa finalizar com limpeza e ajuda para se vestir.
Semana 3 – é tempo de deixar que a criança decida quando ir ao banheiro. Porém, você pode perguntar sobre isso algumas vezes ao dia.
Semana 4 – permita que o pequenino decida sozinho quando ir ao banheiro. Não pergunte mais! É claro que acontecerão alguns deslizes, mas é assim mesmo. Logo evacuar e fazer xixi estarão na rotina da criança.
Não se chateie nem exagere nos elogios quando o processo dá errado ou certo. Lembre que isso tudo é um processo de amadurecimento natural.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / Nestlé