A introdução de alimentos complementares ao aleitamento materno é uma das fases do bebê que mais geram insegurança aos pais. Dúvidas como quando iniciar as papinhas, como prepará-las e quanto o bebê deve comer são alguns exemplos dos questionamentos mais comuns.
Por isso preparamos algumas dicas para mamãe e papais. Os alimentos complementares devem ser introduzidos com a prescrição do pediatra, podendo variar de caso a caso.
Quando a criança recebeu aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, as papinhas começam a ser introduzidas nesta idade, fase em que as necessidades nutricionais da criança já não são mais atendidas só com o leite materno. Embora este ainda continue sendo uma importante fonte de calorias e nutrientes, devendo ser mantido até 2 anos ou mais.
A partir dos 6 meses o bebê apresenta maior maturidade fisiológica e neurológica, o que facilita a ingestão de alimentos semissólidos, a produção de enzimas digestivas em quantidade suficiente para esta fase e o desenvolvimento da habilidade de se sentar, permitindo o uso de colher com mais facilidade.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / Nestlé