Dúvidas sobre colocar ou não seu pequeno na natação? Qual a idade ideal? E os benefícios? Nós te ajudamos!
A natação pode ser recomendada a partir dos 6 meses de idade, já que o duto do ouvidinho está bem desenvolvido, diminuindo o risco de infecções. Além disso, o bebê já tomou a maioria das vacinas necessárias. No entanto, os pais devem ir ao pediatra para avaliar possíveis problemas respiratórios ou de pele que podem agravar com a natação.
É importante escolher um local com piscina coberta e aquecida com temperatura entre 30 e 33 graus e pH entre 7,0 e 7,8. Verificar também as condições para preparar o bebê para as aulas e a higiene geral do ambiente.
A natação traz inúmeras vantagens, entre elas: auxilia na resistência respiratória e muscular do bebê, melhora a coordenação motora, ajuda a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente, ajuda a dormir melhor e estimula o apetite. É indicada até mesmo para aumentar o vínculo afetivo entre os pais e o bebê e prevenir algumas doenças respiratórias. E o melhor para os pequenos, é que a piscina relaxa, já que lembra quando ainda estavam dentro da barriga da mãe.
Não podemos esquecer que as aulas de natação devem ser orientadas por um professor especializado e ter acompanhamento dos pais.
Dicas para as aulas de natação do bebê
Na natação para bebês, é recomendado usar fraldas especiais, que não incham ou vazam na água, facilitando os movimentos, contudo, elas não são obrigatórias. Além disso, o bebê não deve ser alimentado até 1 hora antes da natação e não deve ir às aulas de natação quando estiver doente ou com resfriado.
O bebê pode mergulhar na piscina com a presença do professor, mas só depois de 1 mês de aulas de natação. Os óculos de natação só são recomendados a partir dos 3 anos de idade.
O uso de tampões auriculares pode causar eco e assustar o bebê, usar com cuidado.
É normal o bebê se assustar na primeira aula. Para o ajudar, os pais podem fazer brincadeiras com o bebê durante o banho para ele se acostumar com a água.
Após o término da aula, seque bem a criança com a toalha e tente dar um banho para evitar o contato prolongado com o cloro ou demais produtos de tratamento da água. Oferecer um suco de fruta ou uma fruta é interessante para repor as energias gastas no exercício, se a mãe ainda amamentar, pode oferecer o seio também. A natação pode deixar o bebê com fome.
Em Foz do Iguaçu, um local preparado com bons profissionais, infraestrutura adequada e qualidade no atendimento, é a Academia de Natação Aquafoz, que fica na Av. José Maria de Brito, número 590. Telefone (45) 3027-7558.
Fonte: Dr. Origenes Capellani CRM 12564 /Revista Tua Saúde