Estamos falando de cuidados com os nossos pequenos nos dias mais frios. Um dos temas é a hora do banho. Ao preparar a água verifique se a temperatura não está muito quente para evitar queimaduras. Em banheiras, mova a mão por toda sua extensão para ter certeza que não há nenhum ponto onde a água esteja muito quente. Lembre-se, a pele das crianças é mais fina e delicada do que a de um adulto, por isso ela pode se queimar com mais facilidade.
A temperatura deve estar em torno de 37 graus e a água deve ser suficiente para cobrir até os ombros. Se o bebê já ficar sentado, nunca o coloque com água acima da linha da cintura (na posição sentada). E ensine desde cedo seu bebê a sempre ficar sentado dentro da banheira, nunca de pé, para evitar um escorregão.
Evite ambiente com corrente de ar e lembre-se de não abusar de sabonetes e xampus. Use quantidades pequenas e produtos infantis, pois costumam ser menos agressivos.
Com a temperatura e ambiente adequados, a dica é aproveitar esse momento de relaxamento e fazer do banho uma atividade prazerosa para o bebê.
Bebidas quentes
Nesses dias mais frios nada melhor do que comidas e bebidas quentes. Mas é preciso precaução para que as crianças não acabem se queimando.
Então seguem algumas dicas preventivas: não use tolhas de mesas compridas, pois os pequenos podem se apoiar nelas para se equilibrarem ou tentar ver o que tem em cima da mesa e acabarem derrubando sobre si alimentos e utensílios domésticos que podem provocar queimaduras e outras lesões.
Nunca tome bebidas quentes enquanto segura uma criança no colo. Em um momento de descuido o líquido pode acabar caindo sobre a criança e provocando sérias feridas.
É válido lembrar que os pais devem atentar com as panelas dispostas no fogão, sempre deixando os cabos para o lado interno, evitando que as crianças consigam puxar ou alcançar as panelas.
Lembramos que com precaução é possível aproveitar o melhor do inverno junto com seus filhos.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564)