Com temperaturas mais baixas queremos manter aquecidas nossas crianças, mas é preciso alguns cuidados para evitar acidentes com nossos pequenos. A partir de hoje vamos dar algumas dicas.

Um das precauções é na hora de colocar o bebê para dormir. Prefira usar roupas mais quentes e evite usar cobertores. Isso pode superaquecer a criança e até mesmo sufocá-la. A dica é uma camada de roupa a mais do que os adultos estiverem usando.

Coloque o bebê para dormir de barriga para cima, em um colchão firme e sem objetos macios por perto (como travesseiros, ursinhos ou protetores de berço). Se necessário, cubra o bebê somente até a altura do peito, deixando os seus braços livres, pois isso evita que o bebê deslize na cama, fique com a cabeça embaixo das cobertas e não consiga respirar adequadamente.

Não esqueça de que é necessário ventilar a casa e o quarto em que o bebê esteja. Tente deixar aberto por uma hora ao dia e manter frestas em janelas. Isso ajuda combater mofo, ácaros e a proliferação de vírus e bactérias.

Roupas de frio

Com o frio colocamos mais roupas em nossas crianças. Mas, na hora de brincar, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que podem provocar acidentes.

Cuidado com os cordões. Eles não devem ter mais do que 5 cm de comprimento, além do necessário. Assim, evita-se que se enrolem no pescoço das crianças, as façam tropeçar ou que fiquem enganchadas em algum lugar.

Os botões devem estar bem presos à roupa para evitar que se soltem e possam ser levados à boca, causando engasgamento nas crianças menores.

Zíperes devem ser forrados com tecido por dentro, para não entrarem em contato direto com a pele da criança, evitando, assim, possíveis ferimentos no momento de abrir ou fechar a peça. Além disso, devem-se evitar puxadores que possuam uma abertura, pois essa fenda pode se prender no dente dos pequenos e causar acidentes.

Cachecóis devem ser retirados quando a criança for brincar, também para evitar quedas e estrangulamento acidentais.

Com precauções, é possível aproveitar o melhor do inverno e se divertir junto os pequenos.

Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564)

CategorySaúde

© 2017 - GVY Tecnologia

Website desenvolvido por Sandro Saito        (45) 9 9103-1800