A primavera é muito agravável para brincar ao ar livre. É a estação mais colorida, época da germinação, renovação e regeneração das plantas. Mas nem tudo são flores nessa estação, ou melhor, as flores são justamente uma das causas de um dos problemas que surgem na primavera, a rinite alérgica. É normal que muitas crianças sejam afetadas nesta época do ano. O pólen propagado causa coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos, principalmente nos alérgicos.
Confira algumas dicas para a prevenção das alergias:
– Nesse período, a higiene da casa deve ser redobrada. Evitar usar vassoura ou espanador pode ajudar a reduzir a dispersão de poeira, um pano úmido pode ser um ótimo aliado.
– Tomar muito cuidado com tapetes, carpetes e bichos de pelúcia, aspirar sempre e mantê-los limpos é essencial. Nos piores casos, evite ter esses itens em sua casa.
– Deixe todos os ambientes sempre bem ventilados, faça com que o sol entre na casa, evitando fungos e umidade.
– Na transição do inverno e a primavera, a caxumba, catapora e conjuntivite são mais comuns em crianças. A incidência é maior na faixa etária de três a sete anos, uma vez que o contágio acontece na escola. Quando for possível, evite ambientes fechados e com muitas pessoas.
– A criança deve beber muita água e usar protetor solar, além de cremes para hidratação da pele.
– Ofereça a seus filhos uma alimentação balanceada com fibras, frutas, leguminosas, e continue evitando gorduras, frituras e refrigerantes.
Com essas dicas aproveite a estação mais linda do ano para se divertir junto com seus filhos.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564)