Temos um tema polêmico. Todas as crianças precisam de amor, carinho, cuidado, atenção e também limites.
Em uma casa na qual moram crianças de diferentes idades é uma missão ainda mais desafiadora. A forma de apresentar os limites será de acordo com o amadurecimento de cada criança. Mas isso não significa que as regras serão diferentes, só serão apresentadas conforme o entendimento de cada uma. Se a regra da casa diz que não pode mexer no celular da mamãe, essa regra deve valer desde o menor até ao mais velho.
Aqui seguem algumas dicas para tentar ajudar nesse desafio:
Até 6 meses: os pais precisam criar uma rotina em que o bebê terá seu primeiro contato com as regras da casa. Ele terá horário para dormir, comer, tomar banho, trocar as fraldas, entre outras coisas necessárias para a sua sobrevivência.
Até os 2 anos: nesta faixa etária, os pais precisam ter muita paciência e repetir as ordens diversas vezes, até que a criança incorpore as regras. Seu filho terá dificuldade em dividir suas coisas e para tudo irá falar: “é meu!”. Nesta fase a palavra mais ouvida por ele é “não”, principalmente no que se refere a sua segurança. Porém a criança não entende muito bem ou tende a desobedecer. Para a segurança da criança a melhor forma é ir até ele e retirá-lo do perigo.
De 3 aos 5 anos: essa é a tão famosa fase da teimosia e dos “porquês”. A criança vai testar todos os limites dos pais, por isso nunca mude as regras por causa do seu filho, ele deve se adaptar. E se caso você pegar seu filho fazendo “arte” corrija na hora, porque se deixar para depois ele não conseguirá fazer a associação da bronca com seu erro.
De 6 aos 10 anos: nesta fase os filhos já conhecem perfeitamente as regras da casa, sabem o que pode e não pode e mesmo assim desobedecem. É preciso argumentar, proibir e lembra-los das regras. Elogiar ainda é uma grande solução, desde que o elogio seja merecido. E não só elogiar quando ele acertar, mas quando ele demonstrar esforço.
Educar uma criança não é trabalho fácil, requer muita atenção, disciplina e paciência, principalmente na primeira infância, período que compreende de 0 a 7 anos em que a personalidade está se firmando. Sempre converse com seu filho, é muito importante ter um tempo com ele, explique o porquê das proibições e das regras.
Saiba que agindo assim a cada dia que passar maior será o diálogo e a cumplicidade. E você verá o crescimento e amadurecimento dele, percebendo como se tornou um ser humano responsável e admirável.
Espero ter contribuído um pouquinho nessa difícil missão dos papais e mamães.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / Nestlé