A tentação é grande. Em vez de preparar uma sopa com verdura, legumes e temperinhos naturais, é mais fácil apostar na sopa do pacotinho que fica pronta em poucos minutos. Mas quem faz essa opção deve saber dos danos que a alternativa pode trazer à saúde. O maior perigo do consumo da sopa instantânea é a presença excessiva de sódio, que pode dificultar o funcionamento de órgãos como coração e rins, fundamentais para a adequada circulação do sangue.
Esse tipo de alimento não é elaborado para bebês abaixo de 1 ano, e pode ser prejudicial até para crianças mais velhas. Sopas de saquinho e macarrões instantâneos tipo lámen costumam conter conservantes, adoçantes e uma série de outros aditivos químicos indesejáveis para uma fase em que a criança ainda tem uma grande vulnerabilidade a efeitos tóxicos desses componentes, além da possibilidade de desenvolver alergias. Isso sem contar também o altíssimo teor de sódio que pode causar danos graves aos rins.
Por outro lado, os alimentos em potinhos de marcas confiáveis, destinados especialmente a crianças pequenas, são uma alternativa para viagens, fins de semana ou emergências, já que são feitos sem aditivos químicos e mantidos livres de contaminação, por meio de processos envolvendo mudanças de temperatura e embalagem a vácuo.
Para situações de pressa em casa, o ideal é ter alguma comidinha congelada em pequenas porções.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / BabyCenter Brasil