Seguindo o tema sobre as papinhas para bebês, trazemos mais algumas orientações para os papais e mamães. Uma refeição completa deve conter ao menos um alimento de cada um dos seguintes grupos:

– Cereais e tubérculos como: arroz, trigo cevadinha, quinua, aveia, batata, cará, inhame etc;

– Leguminosas como: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja;

– Carnes de boi, porco, aves, peixes e vísceras ou ovo;

– Hortaliças (verduras e legumes em geral).

Para garantir quantidade adequada de proteínas, ferro e zinco, as carnes não devem ser retiradas após o cozimento e sim amassadas, desfiadas ou cortadas em pequenos pedaços.

Vale lembrar que a recusa alimentar ao desconhecido é comum e que a exposição do alimento entre 8 a 10 vezes é necessária para a adaptação ao paladar e a definição de suas preferências alimentares.

As papinhas prontas para consumo são uma boa opção para momentos em que há tempo escasso para o preparo ou para refeições feitas fora de casa, quando não é possível manter a papinha adequadamente refrigerada até o momento do consumo. O fechamento a vácuo conserva as características do alimento preparado e a segurança alimentar, sem a necessidade do uso de conservantes.

Quanto à quantidade, a recomendação é no início oferecer pequeno volume da refeição, cerca de 1 a 2 colheres de chá, e aumentar gradativamente a oferta conforme a aceitação da criança. Os pais não devem forçar o consumo uma vez que a criança tem boa capacidade de autorregular a quantidade.

Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / Nestlé

CategoryAlimentação

© 2017 - GVY Tecnologia

Website desenvolvido por Sandro Saito        (45) 9 9103-1800