Hoje vamos falar sobre um brinquedo sensação do momento, o hand spinner. Afinal existe algum perigo? Criança pequena pode brincar? Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas.
O Inmetro desaconselha o uso do hand spinner (girador de mão) para crianças menores de 6 anos de idade. Peças pequenas podem se soltar e serem engolidas. Caso uma criança abaixo desta faixa etária faça uso do brinquedo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia recomenda que os pais retirem o spinner imediatamente. Para as mais velhas, o uso deve estar sujeito à supervisão por um adulto.
É preciso estar atento, levantamento realizado pelo Instituto em outros países identificou acidentes de engasgamento com a ingestão de partes pequenas (em especial, dos rolamentos). Nos modelos com luzes a preocupação é ainda maior pelo perigo de engolir as baterias.
O Inmetro alerta que esse tipo de produto é entendido como brinquedo e só pode ser comercializado com o selo de certificação do instituto.
O que é o spinner?
O brinquedo é uma hélice de três pontas circulares feita de plástico e metal. O mais normal é que se brinque com a ponta dos dedos, mas há quem bote na cabeça, no nariz e até na língua.
O spinner foi criado no início da década de 90 para ajudar no tratamento de crianças com déficit de atenção. Mas virou moda, virou febre. Essa pequena bugiganga já rodou o mundo.
Então papais e mamães, é preciso ficar atento.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / Inmetro