Junho, mês das festas juninas. Muita música, quadrilhas, comidas deliciosas. Também de cuidados redobrados com as crianças para evitar acidentes, principalmente queimaduras. Por isso vamos a algumas dicas:
Devemos ter cuidado com as bebidas e comidas quentes, desde o preparo até a hora do consumo. Não deixe as crianças brincarem na cozinha durante o preparo das comidas juninas e não se esqueça de deixar os cabos das panelas viradas para dentro do fogão. Evite toalhas compridas onde ficam as comidas. As crianças podem se apoiar ou puxar e virar sobre si os alimentos quentes, causando queimaduras.
Quando houver fogueira, não permita que os pequenos se aproximem desacompanhados. E os materiais inflamáveis, como álcool, bombinhas, fósforos devem ficar longe do alcance.
Não deixe as crianças próximas a lugares com queima de fogos de artifício e nunca as deixe soltá-los. Esse tipo de material é muito perigoso e só deve ser manipulado por profissionais.
Atenção com bombinhas e estalinhos. Não devem ser estourados perto do fogo, próximo de outras pessoas ou objetos que podem se quebrarem como garrafas e vidros e soltarem estilhaços. Não deixe as crianças carregarem nos bolsos, pois podem explodir acidentalmente e causar queimaduras.
Soltar balão é crime e muito perigoso. Não faça isso.
Lembre-se, com precaução é possível aproveitar o melhor das festas juninas e se divertir junto com seus filhos.
Fonte: Dr. Origenes J. Capellani (CRM 12564) / Criança Segura
Foto: Igor_Surian via Visual Hunt